12.3.07

Vovó

Tracei minhas linhas e vida da maneira que julguei mais sensata e madura. Ansiava dar aos outros o mínimo de trabalho e a mim, o máximo de independência. Andei por curvas tortuosas e estradas escuras – algumas fáceis outras complexas. Mas até então tudo isso foi por escolha – consciente ou não – minha escolha.

Agora a vida me faz deparar com a certeza absoluta dos homens, a grande certeza num mundo tão incerto, um caminho que ate então me soava teórico, o primeiro grande adeus, a maldita dos homens, a senhora das más notícias: a morte.


Aos poucos assisto a despedida daquela que me viu nascer, que me afagou nos braços e me ensinou tantas coisas. A matriarca de nossa família, a senhora de tantas histórias, a grande mãe mais velha, que agora, talvez sem saber, me ensina na prática a mais importante das lições aprendidas: o desapego.



Não partilhem minha dor, ela é necessária. Peço apenas uma oração por minha avó, para que se for da vontade da vida ela possa ir em paz. Fiquem com Deus.