16.8.07

"Papinhos Cabeça"


O que significa um relacionamento afinal?


Até hoje, para mim, significava responsabilidade. Calma, não é esse tipo de responsabilidade que se imagina. Eu me responsabilizava pela relação inteira inclusive pela parte que não me cabia: a do outro. Tomava como minhas as responsabilidades do outro, os erros e escolhas do outro. Sabia que isso era errado, mas não sei por que carga d’água continuava a me responsabilizar.


Hoje conversando com minha terapeuta sobre o assunto, passei a me dar conta de que uma relação se estabelece conscientemente. Ainda que possua mesclas de fantasia, a relação é visível à consciência - óbvio, mas como disse antes, só me dei conta do que isso realmente significa hoje.


E o que isso quer dizer?


Se alguém escolhe estar ao teu lado é porque deseja estar (ao menos que tenhas forçado através de alguma ameaça - o que definitivamente não é o caso).
Por isso, não aceite quando alguém tentar jogar sobre ti a responsabilidade do “não suprimento das expectativas”.

O outro criou expectativas porque quis e tu não tens obrigação nenhuma de fazer com que as mesmas sejam preenchidas e vice-versa. A culpa da fantasia é de quem cria, não sua (salvo se vc for a criadora).


Vivendo e aprendendo.